Uma Barata Chamada Kafka - Inimigos do Rei [2025]
- Gabriel de Aquino

- 27 de set.
- 3 min de leitura
No destaque, o novo clip da nova versão da música Uma Barata Chamada Kafka dos Inimigos do Rei.
A galera dos Inimigos do Rei está de volta. E pra marcar o retorno da banda, eles revitalizaram o sucesso do 1º álbum, Uma Barata Chamada Kafka.
Em 1989, o Brasil recém saído de uma ditadura militar, em um cenário conturbado, com uma Constituição Federal recém aprovada e economia em frangalhos, precisava urgentemente de bom humor pra superar aquele cenário caótico. Ayrton Senna voava nas pistas, a TV aberta, revistas, jornais e o rádio eram as opções de mídia. Haviam muitas bandas de rock protestantes e outras de pop tentando o seu lugar ao sol na grande mídia. O rock progressivo havia sido apresentado aos brasileiros pela banda RPM e as pessoas nem sabiam que era um estilo novo e complexo. Vinil e fitas K-7s (muitas gravadas do rádio) eram o meio de ouvir e conhecer músicas no país. Num universo sem internet e com apenas rádio e TV para o entretenimento e informação, o mundo era outro. Os carros roncavam pelas ruas. Fusca era amado e Gol, Chevette e Uno eram desejos de consumo. O humor era ácido e bastante politicamente incorreto. Até porque o termo "politicamente correto" não existia. Casseta & Planeta, Jô Soares, Trapalhões e Chico Anisio reinavam absolutos no humor brasileiro. Este é o cenário em que surge os Inimigos do Rei.
A banda do Rio de Janeiro estreia na TV com a música Uma Barata Chamada Kafka e explode no Brasil. O álbum, que leva o nome da banda, foi Disco de Ouro vendendo 100 mil cópias. Um feito que poucos conseguiam, no primeiro disco, na época.
Os Inimigos do Rei vieram com muito humor, irreverência e surrealismo nas letras. E harmonias vocais e musicalidade ímpar. Com influências de corais, jazz, rock e rap, formaram um grupo fora da curva. Só pra se ter uma ideia, você consegue ouvir o rock misturado com Run DMC em Adelaide. Sem dúvida, Os Inimigos do Rei pavimentaram a estrada para muitas bandas que viriam depois. Como Os Mamonas Assassinas, que iniciavam nesta época com o grupo Utopia, e se lançariam em 1995 bebendo da fonte de ideias dos Inimigos do Rei. Porém, mais na pegada do rock e do metal progressivo. Que com o Dinho no vocal transformaram as letras em piadas surrealistas e com muita diversão.
Sem dúvida nenhuma, a música brasileira deve muito aos Inimigos do Rei por seu bom humor, irreverência e musicalidade.
E agora temos a banda de volta com os integrantes originais, a exceção de Paulinho Moska, trazendo de volta o seu som. E prometem um novo álbum.
Fique ligado em todas as novidades dos Inimigos do Rei:
A música Uma Barata Chamada Kafka 2025 foi revitalizada em um formato mais eletrônico e com as vozes dos Inimigos do Rei. Com batida eletrônica, guitarra e efeitos eletrônicos a música ficou com cara moderna. Mas, com aquele tom irreverente na letra.
O clip vem com um desenho animado que diverte a galera. E certamente a ideia vai agradar a criançada.
Instagram:
@inimigosdoreioficial
Spotify:
YouTube:
Composição: Luiz Guilherme / Celão Marques / Paulinho Moska
Direção Animação e Edição: Felipe Malavasi
Produção Musical: Pepe Starling
Mixagem: Lourival Franco
Produção Executiva: Ricardo Leon
Produção Artística: Luiz Nicolau
Relembre o clip e música original de Uma Barata Chamada Kafka:
Curtiu este post? Compartilhe com a galera!




Comentários